Taxas de juro negativas nos empréstimos da casa até 2030

19 Setembro 2021

As taxas Euribor vão manter-se em queda até 2030, segundo as estimativas dos peritos. Uma boa notícia para quem pretende pedir empréstimo à habitação para comprar ou construir a sua casa nova.

A crise pandémica mantém taxas negativas

As taxas Euribor registam uma queda desde 2015 e estão em terreno negativo desde então, isto é, estão abaixo de zero. Segundo as projeções dos especialistas do setor financeiro, esta situação vai manter-se até 2030, resultado da crise pandémica de Covid-19.

As taxas Euribor

Em Portugal, as taxas Euribor são o principal indexante dos contratos de concessão de crédito à habitação, pelo que esta é uma boa notícia para quem pediu empréstimo à habitação: a prestação da casa continuará a baixar ou, pelo menos, não tenderá a aumentar.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. E as taxas a três, a seis e a 12 meses entraram em terreno negativo em 2015, em 21 de abril, 06 de novembro e 05 de fevereiro, respetivamente.

Se pretende pedir empréstimo à habitação para construir a sua casa nova, ou gostaria de saber mais sobre as taxas e os mercados, fale com os nossos especialistas, temos todo o gosto em mantê-lo informado.

 

Imagens © DIreitos reservados