Dicas para reduzir a taxa de esforço

12 Setembro 2023

A taxa de esforço dos contribuintes tem aumentado significativamente devido ao aumento das taxasde juro, como forma de combate à inflação.

A verdade é que muitas famílias já se encontram em risco de ultrapassar os 50% definidos pela banca. 

Por isso, quer já tenha um crédito habitação ou esteja a pensar pedir um, é importante adotar algumas práticas para reduzir a sua taxa de esforço.

Nós explicamos como.

1 – Organização

Sabe onde gasta o dinheiro? Se criar um mapa para observar as despesas mensais, mais facilmente consegue perceber onde fazer os ajustes necessários para poupar.

2 – Poupança

Existem despesas mensais que certamente podem ser reduzidas. Há quanto tempo não revê os seus seguros, por exemplo? Sabia que podem existir soluções mais vantajosas e com as mesmas coberturas?

3 – Amortização de créditos

Tem mais do que um crédito? Se possível, pondere amortizá-los, começando do menor para o maior, uma vez que menos valor em dívida baixa automaticamente a sua taxa de esforço.

4 – Consolidação de créditos

Caso não lhe seja possível amortizar os créditos, sabia que pode juntá-los numa única prestação e passar a pagar muito menos? 

5 – Negociação/transferência de créditos

Já tem um crédito habitação? Está na hora de verificar as suas condições e negociar ou transferir o seu contrato para usufruir de prestações mais baixas ou spread mais vantajoso, por exemplo.

 

Precisa de apoio especializado para esta e outras questões? Os nossos Gestores estão disponíveis para conversar!