Franchising ou negócio próprio?

14 Outubro 2022

Independentemente de se optar por um franchising ou por um negócio próprio, há aspetos que têm de ser considerados antes de se avançar e que são comuns aos tipos de empreendedorismo: o ramo de atividade e o mercado em que se vai trabalhar, o modelo de negócio e a respetiva viabilidade, o potencial de rentabilidade, o montante do investimento e a respetiva disponibilidade financeira, o recurso a capitais próprios ou a empréstimos e outros financiamentos (apoios, fundos, etc.).

Então, como saber qual a escolha mais acertada? Não há escolhas acertadas, mas sim opções que estão mais em linha com a personalidade e objetivos de cada pessoa. Assim, avalie cada modelo de acordo com 4 fatores-chave e veja qual o que melhor encaixa no seu perfil:

 

  1. O fator autonomia ou independência

Para a maioria dos empreendedores, uma das grandes motivações para investir num projeto próprio é a possibilidade de o gerir de forma independente e autónoma, ao seu tempo e ritmo, sem o aval de outros decisores. Esta oportunidade está presente em ambos os modelos de negócios, embora em doses diferentes:

  • num projeto próprio, criado de raiz, o empreendedor é 100% autónomo e independente na gestão, assumindo na íntegra todo o investimento e retorno, todo o risco e responsabilidade, todo o problema e solução, todas as decisões e respetivas consequências (erros ou vitórias);

 

  • no franchising, o empreendedor continua a deter grande autonomia de gerir a empresa e de tomar decisões, embora tenha de seguir as diretrizes da marca – afinal, o negócio assenta nos recursos da marca. Mas vai poder partilhar problemas e responsabilidades, desafios e vitórias com a comunidade da marca – a empresa master e outros franchisados; os riscos e o investimento também são partilhados (o franchisado investe capital inicial para a licença e a marca investe a reputação, experiência, carteira de clientes, formação e investigação), bem como o crescimento e retorno.

 

  1. O fator ideia de negócio versus modelo de negócio

Outro fator que se deve levar em consideração é a perceção do melhor modelo de negócio para colocar em prática determinada ideia de negócio.

Se tem apenas a convicção e o empenho de avançar por conta própria mas não tem qualquer ideia de negócio, então, o franchising pode ser uma boa opção para si. Vai ter a certeza de que ao seu investimento corresponderá determinado retorno, que estará assegurando crescimento para si e para os seus colaboradores, que vai receber formação e ferramentas de trabalho (de gestão, de marketing e divulgação, etc.) e, sobretudo, que terá o apoio de uma estrutura testada e recomendada.

Por outro lado, se o seu desejo é implementar ideias, métodos e produtos/serviços inovadores ou de cariz mais pessoal e artístico, então, pode ser mais adequado criar um negócio próprio de raiz.

 

  1. O fator investimento

Em qualquer tipo de empreendimento, não importa de que setor, a capacidade de investimento condiciona o retorno do negócio e garante a sua solidez. Negócios com planos bem estruturados, a nível financeiro e de marketing, com projeções de crescimento a médio e longo prazo, oferecem melhores garantias.

Assim, quando se pretende iniciar um negócio de raiz é conveniente investir na elaboração de um estudo de mercado e de um plano de negócios que inclua a estratégia de marketing e de comunicação.

No franchising estes estudos e planos foram pensados, implementados, testados e melhorados, os objetivos e dinâmicas estão traçadas, e vai beneficiar de toda uma experiência e reputação da(s) marca(s) que foi construída. Mas vai ter de investir na licença (ou franquia) e na comunicação e publicidade local, e pagar royalties.

Já num negócio próprio pode começar aos poucos e estabelecer fases de acordo com a disponibilidade financeira.

 

  1. O fator risco

Esta é uma componente inerente a ambos os modelos de negócio, embora com peso diferente consoante se trate de um franchising ou de um empreendimento por conta própria. Neste último, o risco é muito maior e recaí a 100% sobre uma única pessoa – o empreendedor.

No caso do franchising, há o acompanhamento da casa-mãe nas dificuldades e os desafios são partilhados. A nível de risco, a percentagem é muito reduzida, já que se trata de um modelo testado e melhorado.

Seja por conta própria ou em franchising, iniciar um negócio é sempre um passo muito importante, com enorme impacte na vida do futuro empreendedor – não só se trata de um investimento financeiro, como de tempo e de dedicação. Por isso, o assunto deve ser muito bem ponderado e discutido com especialistas em negócios e franchising, como os do grupo Soluções Ideais.

Se sente a motivação para o empreendedorismo, não hesite e fale já connosco – vamos oferecer-lhe aconselhamento e ajudá-lo a abrir o seu negócio.

 

 

Imagens © Direitos reservados