Vila Real, a Cidade de Ouro

15 Setembro 2023

Descubra a encantadora cidade de Vila Real, situada em Trás-os-Montes, Portugal. Explore o rico património histórico, a deslumbrante beleza natural e a deliciosa gastronomia regional. Saiba mais sobre festas tradicionais, locais de interesse e o contexto demográfico e económico da região.

 

É na região de Trás-os-Montes que encontramos Vila Real, cidade capital do distrito com o mesmo nome, conhecida como a "Cidade de Ouro", designação que alude à extração do minério já desde a época dos Romanos. 

Envolvida pelas serras do Marão e do Alvão e banhada pelos rios Corgo e Cabril, a cidade de Vila Real situa-se entre colinas que se vestem de verde profundo e de branco no inverno, e de tons quentes e dourados no verão. 

Quem visita a cidade encontra uma fusão única de história, cultura e gastronomia, e vive experiências genuínas, desde logo pelo contacto com as suas gentes, que têm gosto em preservar as suas tradições e valores locais. 

 

A origem da cidade

Encontraram-se vestígios de habitação já desde o Paleolítico e os Romanos terão erguido povoamento, mas devido às constantes investidas dos povos do Norte e dos muçulmanos, e ao isolamento, a população terá abandonado a região.

Só durante a Reconquista Cristã e a chegada do conde D. Henrique é que a região começa a ser gradualmente povoada pela necessidade de manter este ponto estratégico na conquista e defesa do território e expansão da nação. Assim, no século XI é concedido foral a D. Constantim de Panóias e nasce a aldeia de Panóias, que se torna vila por foral de D. Dinis em 1289 e passa a ser chamada de Vila Real de Panóias.

 

O património histórico e natural

Do património histórico, destaca-se o santuário romano de Panóias datado do século II; a Casa  Palácio de Mateus, um exemplo notável de arquitetura barroca, rodeado de jardins deslumbrantes; a casa de Diogo Cão, do século XV, onde terá nascido o famoso navegador que comandou as caravelas portuguesas pela costa ocidental africana; a Igreja do Senhor do Calvário, a Igreja de São Dinis e a Igreja de São Pedro, um dos melhores exemplos do barroco religioso; a Sé de Vila Real; a Torre de Quintela, exemplar da arquitetura militar; a Capela de São Brás, classificada de Monumento Nacional desde 1910; e as ruas do centro histórico são de passeio obrigatório.

Do património natural, destaca-se o Parque Natural do Alvão, um paraíso com paisagens montanhosas, cascatas e trilhos deslumbrantes, o Parque Corgo, o Parque das Merendas e o Jardim Botânico da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

A gastronomia e os produtos regionais

Referência obrigatória para qualquer visitante é a gastronomia local e os produtos regionais – e Vila Real não entrega a ninguém os créditos dos melhores pratos e produtos do território nacional. Assim, tem mesmo de provar estes pratos típicos e doces:

  • A posta Maronesa, carne de bovino da raça Maronesa;
  • As tripas aos molhos;
  • Os covilhetes, uma espécie de empada de carnes;
  • Os cavacórios, semelhantes às cavacas
  • As cristas de galo, um pastel conventual recheado de doce de ovos e amêndoas;
  • Os pitos de Santa Luzia, um pastel de massa tenra com recheio doce;
  • As ganchas de São Brás, um nougat em forma de gancho;
  • Os vinhos da Casa de Mateus e os da Adega de Vila Real, distinguidos nacional e internacionalmente.

 

As festas e as romarias

À semelhança do que acontece pelo resto do país continental e insular, também em Vila Real as festas e romarias desempenham um papel vital na cultura de Vila Real. Assim, celebram-se as festas dedicadas aos Santos Populares, com especial destaque para a do Santo António, o padroeiro da cidade, e a Festa e Feira de São Pedro, que em tempos era o local privilegiado para a venda das peças de barro preto de Bisalhães (património cultural imaterial da UNESCO). 

Santa Luzia e São Brás também têm celebrações em sua honra.

No entanto, a maior destas festas é a festa e romaria da Senhora da Pena, famosa pelos seus andores de enormes dimensões (alguns com mais de 20 metros de altura) carregados aos ombros de centenas de homens. A festa atrai milhares de pessoas, umas movidas pela fé, outras pela beleza e experiência única.

Vila Real convida, pois, a experiências únicas numa das regiões mais autênticas de Portugal, onde a natureza envolve e os sabores típicos enchem o apetite e a alma. E é aqui nesta "Cidade de Ouro" que o Grupo Soluções Ideais marca presença no Nordeste Transmontano, com uma loja SI da sua rede nacional. 

Não hesite em falar connosco, teremos todo o gosto em ajudá-lo a planear a sua estada ou até a encontrar a sua casa nova.

 

Referências: Câmara Municipal de Vila Real

Imagens © Direitos reservados