Alterar potência contratada ou tarifa de eletricidade?

23 Julho 2021

Uma das maiores preocupações das famílias é poupar na conta da eletricidade e, apesar de muitos malabarismos na gestão familiar para o conseguir, nem sempre é fácil. No entanto, há duas coisas que podem ajudar, e muito: a alteração da potência elétrica e a alteração das tarifas de eletricidade. Veja como proceder.

Alteração da potência contratada

A alteração da potência contratada é um dos pedidos mais solicitados às empresas de energia e o motivo é simples: a maioria das pessoas tem uma potência contratada superior à que realmente necessita, acabando por pagar mais.

A potência elétrica, também designada de “termo fixo”, é um valor fixo e que varia em função do nível contratado. Quanto mais alto for este nível mais caro será porque, além do valor fixo, o valor por kWh consumido pode aumentar também.

É importante consultar a fatura de energia elétrica e verificar com atenção:

  1. qual é realmente a potência que está contratada;
  2. se é, de facto, a potência adequada ao seu tipo de consumo; aconselhe-se junto das empresas de energia elétrica e/ou de um eletricista credenciado.

No caso do seu quadro elétrico estar constantemente a “disparar”, provavelmente tem demasiados eletrodomésticos a funcionar e, efetivamente, a potência não chega,necessitando de a aumentar.

O pedido deve ser solicitado à empresa de eletricidade que tem contratada, que posteriormente fará a alteração no local ou de forma remota, já que os contadores inteligentes de eletricidade assim o permitem. O pedido deve ser feito pelo titular do contrato e não apresenta qualquer custo.

 

Alteração da tarifa de eletricidade

Quando se tenta de tudo para poupar energia e a fatura continuar a chegar com valores muito elevados, a solução pode passar pela alteração da tarifa de eletricidade, para além de alterar a potência contratada. Na verdade, não adianta de muito levar a cabo uma série de medidas para evitar gastar energia, se as tarifas contratadas são muito altas, sobretudo, se não forem as apropriadas para os consumos nem para o número de eletrodomésticos em casa.

É importante que a sua tarifa elétrica esteja adequada ao seu consumo, e por isso, terá dois tipos de tarifas mais comuns:

  • Tarifa simples de energia

O preço do kWh é o mesmo em qualquer horário e dia da semana. Não existe qualquer diferença, pelo que pode colocar os eletrodomésticos a funcionar quando assim precisar. A vantagem desta tarifa é que tem total liberdade para gastar energia, não estando sujeito a esperar por determinadas horas em que a energia é mais barata.

Tarifa Bi-horária

Ao contrário da anterior, esta tarifa apresenta preços diferentes para determinados horários e dias da semana, distribuidos por dois ciclos: o semanal e o diário. Em ambos, um dos períodos ideais para se gastar eletricidade e poupar na fatura é entre as 00h e as 07h00, ou seja, de noite é mais barato. Aos domingos, e durante todo o dia, o valor do kWh é mais reduzido - é o outro período ideal para consumir energia. Independentemente dos horários e dias da semana, o preço da eletricidade é determinado em função do verão ou do inverno.

Seja na tarifa simples como na tarifa bi-horária, é imprescindível adaptar os hábitos ao consumo de energia, nomeadamente, à utilização de eletrodomésticos como as máquina de lavar e de secar roupa, e de loiça - de nada adianta ter a tarifa bi-horária se não usar estes aparelhos durante a noite, ou ter a tarifa simples e utilizá-los apenas à noite ou aos fins-de-semana.

 

Antes de optar pela alteração de potência ou de tarifa, deve avaliar todas as possibilidades e adequá-las sempre ao seu consumo energético. Se ainda assim considerar que a fatura continua a chegar alta, deve fazer uma comparação entre os vários fornecedores de eletricidade no mercado. Por vezes, a mudança vale a pena.

 

Artigo por Selectra

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