3 Novembro 2022
A Figueira da Foz é uma daquelas cidades que têm a particularidade de ser tanto cosmopolitas como terra a terra – aqui, o glamour do seu afamado casino e a sofisticação dos seus hotéis convivem com rusticidade das praias e das salinas; aqui, a modernidade convive com a tradição e a cultura. É nesta cidade cujo potencial agrada a todos que encontramos, também, uma loja do grupo Soluções Ideais.
3 bons motivos para visitar a Figueira da Foz
Venha descobrir 3 bons motivos para eleger a cidade da Figueira da Foz como destino de férias ou de uma escapadinha de fim de semana, ou como local para viver e trabalhar.
A natureza
As praias de Bandeira Azul e o mar são, sem dúvida, o tesouro natural mais conhecido da Figueira da Foz, mas não é o único. Na verdade, para quem não dispensa o contacto com a natureza eis os locais que tem mesmo de explorar:
- a Mata da Fôja, classificada como património nacional;
- Serra da Boa Viagem;
- as lagoas dulçaquícolas de Quiaios e Bom Sucesso, que integram a Rede Natura 2000;
- o Cabo Mondego que está classificado como monumento nacional devido ao importante registo fóssil do período Jurássico;
- a ilha da Morraceira, habitat de uma das comunidades mais ricas de aves limícolas;
- o estuário do rio Mondego, e os seus arrozais e salinas, ícones da região e de Portugal.
O património histórico-cultural
O registo da história, das tradições e da cultura da cidade e da região está preservado no Museu Municipal Santos da Rocha, que foi fundado em 1894 e que ao longo do século XX ganhou fama internacional pelo papel desempenhado na Arqueologia. Atualmente, o museu dispõe de um centro de documentação especializado em Arqueologia, História da Arte e Museologia.
Para os amantes de História e de arte em geral, a visita à Casa do Paço e à coleção de azulejos é obrigatória: trata-se de um conjunto de cerca de 6700 azulejos holandeses de figura avulso in situ, considerado uma das maiores coleções do mundo.
Já para os apreciadores de peças mais modernas sugere-se a visita ao Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos, cujo acervo é constituído na sua quase totalidade pelas obras do escultor e artista plástico Mestre Laranjeira Santos.
À semelhança de outras localidades costeiras portuguesas, também na Figueira da Foz as salinas representam tanto uma atividade com peso na economia local, e até da região, como um legado do modo de vida de outros tempos. E neste contexto vale mesmo a pena visitar o Núcleo Museológico do Sal e o Núcleo Museológico do Mar, e as próprias salinas, uma paisagem que jamais se esquece.
A gastronomia
À riqueza do mar, do estuário do Mondego e da Serra da Boa Viagem corresponde uma variedade de pratos da cozinha tradicional da Figueira, nos quais o peixe, o marisco e o arroz são os principais ingredientes. Aventure-se pelos sabores da região e experimente a sopa de peixe da Figueira e a chora, a caldeirada de petinga da Figueira da Foz e a petinga de frigideira, o arroz de sardinha e o arroz de tremelga, o camarão da costa da Figueira, o tamboril à Buarcos. Nos doces típicos da região, destaca-se as papas de moado, as brisas da Figueira, as broas doces da Figueira na época natalícia, as figueirinhas, as enguias e sardinhas doces, a flor de sal doce, os ovos de gaivota e os travesseiros do bispo.
A doçaria tradicional da Figueira da Foz remata, e muito bem, o conjunto de maravilhas que a região presenteia aos seus habitantes, empreendedores e visitantes. Quer venha cá em negócios, fazer férias ou morar tem mesmo de passar pela nossa loja SI – temos todo o gosto em ajudá-lo na sua estada, para aconselhá-lo num negócio próprio, na procura ou construção de casa.
Imagens © Direitos reservados
Referências: Câmara Municipal da Figueira da Foz