Viseu, a cidade jardim da Beira

17 Maio 2023

Situada numa das regiões mais verdejantes de Portugal continental, Viseu é capital de distrito, com uma população de cerca de 100 mil habitantes. Nesta cidade da Beira Alta, o património natural e histórico, a cultura e a gastronomia proporcionam experiências para todos os gostos e para toda a família. Não é, pois, de admirar que tanto visitantes como os viseenses afirmem estar muito satisfeitos por viver ou veranear em Viseu.

E de facto, de acordo com um estudo da Deco Proteste sobre a qualidade de vida nas cidades, o índice de Viseu está acima da média, contribuindo para este ranking atributos como o custo de vida, a segurança e criminalidade, a limpeza e gestão e resíduos, entre outros.

Como vê, são motivos mais do que suficientes para o Grupo Soluções Ideais marcar presença com uma das lojas SI.

 

À descoberta de Viseu, a cidade-jardim

 

O património histórico

Nesta cidade que se conecta com os destinos da nação, não falta património histórico para conhecer e visitar, como a imponente Catedral de Viseu, do século XIII, da qual se destaca o portal renascentista; a Casa do Passal, que foi a residência de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial; o Museu Grão Vasco e sua impressionante coleção de arte sacra e pinturas renascentistas; a Igreja da Misericórdia, de fachada barroca e azulejos tradicionais. E não pode mesmo deixar de passear pela Praça da República e pelo centro histórico, cheio de animação com cafés, restaurantes e comércio local.

 

O património natural

Para os amantes da natureza e dos espaços verdes, Viseu é a cidade ideal. Desde a década de 1910 que a cidade é conhecida pelos seus jardins, arvoredo e manchas florestais – aliás, o epiteto de "Cidade jardim da Beira Alta" foi atribuído em 1935, num cartaz da Comissão de Turismo de Viseu criado pelo artista Manuel de Gouveia. 

Assim, começamos pela localização privilegiada da cidade, numa região de confluência das Serra de Montemuro, do Caramulo e da Estrela. Aqui, a natureza proporciona vistas panorâmicas e atividades ao ar livre, como as caminhadas ou passeios de bicicleta. 

Despois, Viseu é capital de uma das mais singulares regiões vitivinícolas do país e da Europa, o Dão. A paisagem das vinhas é única e vale mesmo a pena explorar. E já dentro da cidade, o Parque Aquilino Ribeiro, o Parque do Fontelo, Cava de Viriato e os inúmeros jardins que preenchem toda a cidade.

 

A oferta cultural

A oferta cultural de Viseu é vibrante e diversificada. A cidade possui um teatro municipal cuja programação inclui peças de teatro, concertos e eventos culturais, e organiza o Festival Internacional de Música da Primavera. Para os mais novos, o Museu do Quartzo proporciona uma experiência educativa sobre a história geológica da região. Finalmente, a célebre Feira de São Mateus, uma das mais antigas feiras populares de Portugal.

 

A gastronomia

Sendo a gastronomia uma das formas de se conhecer as terras e as suas gentes, não poderíamos deixar de recomendar os pratos mais típicos da região de Viseu, como a emblemática Vitela à Lafões, o Bacalhau à Lafões, o Rancho à Moda de Viseu, o Arroz de Carqueja, a Sopa de Feijão à Moda de Viseu, a Bola de Lamego recheada com carnes e enchidos, e as Cavacas de Viseu.

 

Como vê, Viseu oferece uma combinação perfeita de história, natureza, cultura e gastronomia que a tornam um destino obrigatório para toda a família.  Quer saber mais e programar a sua visita, ou até procurar casa para viver e trabalhar? Então, não hesite e venha visitar-nos na loja SI Viseu ou fale connosco!

 

Referências: Câmara Municipal de Viseu 

Imagens © Direitos reservados