12 Agosto 2022
Desde as primeiras povoações da Pré-História até à atualidade, Aveiro tem sido uma região palco de crescimento graças à sua localização privilegiada que oferece recursos e condições únicas para tanto humano e social, como económico e de inovação: o mar, a ria e os seus canais, a terra e as paisagens naturais, e as coordenadas geográficas.
Como não poderia deixar de ser, o Grupo Soluções Ideais tinha mesmo de marcar presença numa cidade eixo da economia do país, e surge a nossa agência SI Aveiro.
4 motivos para visitar Aveiro
Se ainda não conhece Aveiro está na altura de visitar a cidade e a região. Ora veja só o que espera:
A praia de São Jacinto, a ria e o património natural
O património natural é, sem dúvida, um dos grandes ícones da região e da própria cidade de Aveiro, e um dos melhores motivos para nos visitar. A ria e os seus canais conferem um charme único à cidade, tanto que é conhecida entre os turistas como a Veneza portuguesa. À beira-mar temos a famosa praia de São Jacinto que desde há 15 anos consecutivos tem sido classificada com a Bandeira Azul e já recebeu, também, a Bandeira de Praia Acessível para Todos.
Mas há mais: o Parque da Cidade, o Cais da Ribeira de Esgueira e o Parque Aventura Fonte do Meio, o Parque Ribeirinho do Carregal e o Parque Ribeirinho de Requeixo, as salinas, entre outras maravilhas.
O património arquitetónico e cultural
Aveiro também se destaca pelo rico património cultural e arquitetónico, sendo uma cidade conhecida pelo seu núcleo de edifícios do período Arte Nova. Visite o Museu de Arte Nova, o Museu de Aveiro ou de Santa Joana, cujo edifício é do século XV, e a Igreja do Convento de São João Evangelista. A nível das artes, a cidade dinamiza a Bienal Internacional de Cerâmica Artística, os Encontros com a Dança, uma iniciativa para a divulgação da dança que se realiza há já 17 anos, e ainda o Festival dos Canais, através do qual se mostra projetos nas mais diversas áreas artísticas, como o teatro, a dança, a performance, o circo contemporâneo, as artes visuais, entre outras. O valor artístico deste festival é tal que a iniciativa integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.
A gastronomia
Sendo uma região costeira, na gastronomia do concelho de Aveiro são os produtos do mar que têm mais destaque e refletem a importância da pesca na economia local: enguias, mexilhões e ostras, as algas, o bacalhau de cura tradicional portuguesa. Mas a mesa aveirense não se fica por estes ingredientes e temos também a carne Marinhoa DOP, os ovos moles, os vinhos e espumantes da Região Demarcada da Bairrada, o Licor da Bairrada.
As tradições e o folclore
As tradições e o folclore são celebrados em diversas festividades, feiras e festivais, nos quais os visitantes podem conhecer os usos e costumes da região, o artesanato, as atividades tradicionais, os setores económicos, a gastronomia: A Feira de Março, a Semana Santa em Aveiro, a Agrovouga, as Festividades de Santa Joana.
Como vê, o concelho de Aveiro é de uma riqueza e diversidade que preenche a todos os níveis, quer se seja visitante, quer se viva na cidade e região. Se estiver a preparar uma escapadinha a Aveiro ou procurando casa nova na zona, fazemos todo o gosto no seu contacto – nós na Soluções Ideais e os nossos parceiros vamos ajudá-lo a planear tudo.
Imagens © Direitos reservados
Referências: Câmara Municipal de Aveiro