30 Junho 2022
Sede de município e capital de um dos 18 distritos de Portugal Continental e Insular, Coimbra é uma das cidades mais importantes do país, aglutinador de empresas e polo universitário e de investigação médica de renome internacional. Não é, pois, de estranhar que seja também o berço do grupo Soluções Ideais. Se ainda não conhece esta cidade banhada pelo rio Mondego, saiba que há 7 bons motivos para visitar Coimbra.
7 motivos para visitar Coimbra
Há 7 bons motivos para visitar Coimbra, saiba porquê:
- é Património Mundial da Humanidade:
O polo universitário de Coimbra possui um conjunto arquitetónico de 31 monumentos que desde 2013 é reconhecido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. São testemunhos da criação, desenvolvimento e consolidação da primeira universidade de Portugal e uma das mais antigas da Europa.
- foi capital do Reino entre os séculos XII e XIII:
Em Coimbra, o Conde D. Henrique e D. Teresa assentaram residência, concedendo à cidade carta de foral. Mais tarde, em 1131, o rei D. Afonso Henriques transfere a capital do Condado Portucalense de Guimarães para Coimbra.
- o fado de Coimbra:
É único e diferente daquele que se canta em Lisboa, o fado popular e castiço. Em Coimbra, o fado é erudito, tocado e cantado pelos estudantes da universidade que, de acordo com a tradição devem ser exclusivamente homens e sempre trajados de capa traçada.
- as tradições académicas:
Sem dúvida, as tradições académicas que se perpetuaram ao longo de décadas e décadas tornaram-se um ícone da cidade: o uso de capa e batina, o vestuário dos estudantes que visa a igualdade dos estudantes, independentemente da sua condição social; as repúblicas (as residências dos estudantes), os cafés e tabernas onde os estudantes vão convivendo e que animam com acesas tertúlias e com fado.
- é a Cidade dos Amores:
Foi aqui que teve lugar uma das mais trágicas histórias de amor entre príncipes e belas donzelas – a relação entre D. Pedro, futuro rei de Portugal, e D. Inês de Castro. A história de amor entre os dois é relatada por diversos autores portugueses e está registada nos compêndios de História de Portugal por fazer parte de um dos episódios da política do país e da sucessão ao trono.
- a Coimbra Literária:
Coimbra está ligada às elites letradas do país, cidade onde se formaram alguns dos mais célebres escritores, pensadores, políticos e influentes do país, como Antero de Quental, Eça de Queirós, António Nobre, João José Cochofel, José Régio, Miguel Torga e Manuel Alegre, entre outros.
- a Gastronomia:
Lá por ser cidade erudita, de estudantes e pensadores, não significa que a gastronomia tradicional tenha ficado esquecida. Não ficou, e ainda está bem viva nos restaurantes mais típicos e nos mais contemporâneos, onde se reinventa receitas ancestrais. Quem visita Coimbra não pode deixar de provar as moelas, a raia de pitau, a chafana, o leitão assado à moda da Bairrada ou o arroz de lampreia.
É em Coimbra que se situa a sede do grupo Soluções Ideais e, como qualquer bom anfitrião que se preze, fazemos todo o gosto na sua visita à nossa cidade. No setor imobiliário e em serviços de arquitetura e engenharias os especialistas somos nós, mas qualquer questão sobre a cidade recomendamos consultar a Câmara Municipal de Coimbra ou contactar-nos, vamos ajudá-lo a planear a sua visita junto dos nossos parceiros.
Imagens © direitos reservados
Referências: Câmara Municipal de Coimbra