Condeixa, terra de Fernando Namora

30 Junho 2022

Integrada no distrito de Coimbra, Condeixa é uma vila ancestral construída pelos últimos habitantes da antiga cidade romana de Conimbriga que foi ganhando preponderância na região ao longo dos séculos e da História de Portugal: em 1541 é elevada a freguesia, após receber carta de foral de D. Manuel I; no século XVIII, torna-se parte integrante da estrada real que ligava Lisboa a Coimbra e por onde seguia a mala-posta, o serviço de correios crucial para as comunicações; foi palco da terceira invasão napoleónica e da guerra civil que opôs a ala absolutista de D. Miguel e ala liberal de D. Pedro IV; e no reinado de D. Maria II foi elevada a vila e a concelho.

Não é só a nível histórico que Condeixa goza de excelente reputação, mas também a nível de localização e acessibilidades. De facto, situada numa zona privilegiada da faixa litoral do centro do país, Condeixa permite viagens tranquilas até aos principais centros nevrálgicos de Lisboa, Porto e Coimbra, mas também a Miranda do Corvo, à Serra da Lousã e as aldeias de xisto, a Montemor-o-Velho, a Tomar, à Figueira da Foz.

Por tudo isto, é fácil de entender a razão pela qual o grupo Soluções Ideais não hesitou em escolher Condeixa para iniciar a sua expansão: é aqui que se situa a segunda agência ou loja mais antiga do grupo, após a de Coimbra. Mas há mais motivos para explorar Condeixa, nós sugerimos estes:

3 motivos para visitar Condeixa

Há 3 bons motivos para visitar Condeixa, saiba porquê:

  • Conimbriga e legado romano:

Datada do século II a.C., Conimbriga é, sem dúvida, a cidade romana mais conhecida e visitada do país e também aquela que, ao longo de décadas, mereceu mais atenção e estudo por parte do Estado, das instituições e dos investigadores. Facto que atesta a importância desta estação arqueológica. A par das ruínas de Conimbriga, há ainda o Museu Monográfico e o PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, um centro de Interpretação dedicado ao legado romano.

  • o património arquitetónico:

Os solares, palácios e casas senhoriais datadas da época quinhentista, residência de uma nobreza rural, são hoje um valioso património arquitetónico e também uma mais-valia para o turismo da região, já alguns destes edifícios foram reabilitados e adaptados para receber hóspedes nacionais e estrangeiros. Para conhecer a oferta turística de Condeixa, consulte a Câmara Municipal de Condeixa ou o posto de turismo da região.

  • o património ambiental:

Para os amantes da natureza e não só, Condeixa oferece paisagens únicas e o contacto com a flora e fauna da região: a Serra de Sicó, os fenómenos naturais únicos das Buracas do Casmilo, a Reserva Natural do Paul de Arzila.

 

Como vê, Condeixa reúne as condições ideais para ser um polo de empreendedorismo e negócios, onde apetece viver, trabalhar e passar dias em férias. É por isso que fazemos todo o gosto em recebê-lo e, apesar de sermos especialistas no imobiliário, arquitetura e construção, não hesite em contactar-nos para qualquer questão - vamos ajudá-lo a planear a sua visita junto dos nossos parceiros.

 

Imagens © direitos reservados

Referências: Câmara Municipal de Condeixa