A Lourinhã

21 Novembro 2022

Conhecida pelas paisagens rurais, pela Praia da Areia Branca onde gerações de famílias vêm a banhos e pelos achados arqueológicos de fósseis de dinossauros, a Lourinhã faz parte da afamada Região do Oeste, da qual fazem parte municípios como Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche ou Torres Vedras.

As suas origens datam do século XII quando recebe carta de foral de D. Jordan, o nobre franco a quem D. Afonso Henriques doou aquelas terras em reconhecimento da contribuição na luta contra a ocupação moura. Mais tarde, no século XIX, a Lourinhã teve um papel determinante na guerra contra as tropas de Napoleão, durante a primeira invasão francesa – a célebre Batalha do Vimeiro.

Desde então, o concelho tem ganho relevância e muitos são os que aqui encontram as condições ideais para viver e trabalhar, para fazer atividades de ar livre e para passar férias – e exemplo disto é a loja do grupo Soluções Ideais.

 

Descobrir a Lourinhã

A descoberta da Lourinhã faz-se de várias formas: explorando a natureza, conhecendo os tesouros da História ou desfrutando das festas e eventos de gastronomia, música e animação histórico-cultural.

 

Os eventos: música, História e gastronomia

Um dos motivos para visitar a Lourinhã são os eventos que promovem a região, os seus produtos e o património histórico e natural:

  • a Quinzena Gastronómica do Polvo;
  • a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC da Lourinhã, uma oportunidade para provar os produtos desta região única no país no que respeita à produção exclusiva de aguardentes vínicas e uma das três regiões demarcadas da Europa;
  • o festival Sons na Areia;
  • a Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro e Mercado Oitocentista, um evento que é verdadeira uma viagem no tempo até ao século 1800, em plena época das invasões francesas.

 

O património histórico-cultural

Na Lourinhã o legado histórico é, sem dúvida, uma mais-valia para a região e para o país: a Batalha do Vimeiro, durante as invasões napoleónicas, a necrópole do Neolítico da Gruta da Feteira e, claro, a existência de fósseis de dinossauros de várias espécies, como a do carnívoro Torvossauro, cuja descoberta é única no mundo. Aliás, os únicos fósseis de dinossauros carnívoros têm sido descobertos na Lourinhã, apesar de se ter encontrado espécies herbívoras noutras partes do mundo.

O património cultural e histórico está reunido em espaços merecem a visita:

  • O Museu da Lourinhã, que desde a sua criação em 1984 se tornou numa referência nas áreas da Etnografia, Arqueologia e Paleontologia;
  • O Dino Parque Lourinhã, o parque temático e museu ao ar livre dedicado aos dinossauros e à História Natural;
  • O  Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro;
  • O Espaço Museológico Olhar o Mar, dedicado à atividade piscatória ao longo dos séculos: o modo de vida dos pescadores, a evolução da pesca e respetivas técnicas, as embarcações e os instrumentos de navegação, orientação e comunicação no mar.

 

A envolvente geográfica

Voltada para o oceano Atlântico, à Lourinhã associa-se sempre o mar e as praias da Areia Branca, do Areal e da Peralta. Mas neste concelho a envolvente natural não se fica pela costa marítima e há paisagens que o visitante tem mesmo de explorar:

  • O Parque Fonte Lima;
  • O Vale Cornaga;
  • O Planalto das Cesaredas;
  • Os moinhos de vento da Pinhôa e do Boneco.

 

Quer visite a Lourinhã em negócios ou em férias, ou esteja a pensar estabelecer-se na região, tem mesmo de passar pela nossa loja SI – temos todo o gosto em ajudá-lo na sua estada, em aconselhá-lo num negócio próprio, ou na procura ou construção de casa.

 

Imagens © Direitos reservados

Referências: Câmara Municipal da Lourinhã