Smart house: o conceito da casa inteligente

17 Novembro 2021

Atualmente, os edificios consomem um terço do total da energia do espaço urbano, pelo que a Comissão Europeia tem criado diretrizes para a construção de edificações cujo consumo energético respeite os níveis estabelecidos. E no sentido de alcançar e concretizar este objetivo que se insere no conjunto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agência 2030 da ONU, surge a Smart House, ou Smart home.

O que é uma Smart House?

A Smart House, ou Casa Inteligente, é aquela casa dotada de um sistema integrado que controla, num só equipamento e através da domótica, tudo o que diz respeito à habitação, fazendo uma gestão eficiente de todos os seus recursos. Para quem não sabe, a domótica é a aplicação e utilização das tecnologias da informação em ambiente doméstico.

O sistema domótico de uma smart house recolhe e gere informações completas sobre o funcionamento da casa, permitindo otimizar a eficiência energética e outros consumos. Assim, as smart houses, ou smart home, oferecem mais tranquilidade e conforto, e contribuem ainda para perservar o meio ambiente.

Os Smart Buildings e as Smart Cities

Num futuro próximo, os smart buildings, ou edifícios inteligentes, hão de ter modelos digitais e sistemas conjuntos de automatização que permitirão controlar e gerir infraestruturas, comunicações e afins.

As smart houses representam um crescimento sustentável, inteligente e integrador nos quais o setor da arquitetura e edificação têm muito para oferecer.

Quer construir a sua casa nova e este conceito de Smart home despertou o seu interesse? Traga-nos o seu projeto e em conjunto vamos encontrar a solução mais adequada. Experimente também o nosso simulador online.

 

Imagens © direitos reservados