Construção

O que baixou o custo da construção de casas novas?
14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.

Ler mais
Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis - candidaturas abertas
12 Setembro 2023

A melhoria da eficiência energética dos edifícios traz imensos benefícios, tanto às famílias como ao meio ambiente. Além de aumentar os níveis de conforto térmico, ajuda a reduzir a fatura da eletricidade, a dependência energética de Portugal e a emissão de gases com efeito de estufa.

Ler mais
Fiscalizar e acompanhar as obras da sua casa nova
31 Agosto 2022
O acompanhamento dos trabalhos e a fiscalização de obras são fundamentais no processo de construção. Saber no que consistem e quem está habilitado por lei a executá-las vai ajudá-lo a garantir que a sua casa nova fique pronta sem preocupações nem imprevistos.
Ler mais
Obra embargada: o que é e o que fazer?
25 Agosto 2022
E se durante a construção de uma edificação a obra é embargada, o que fazer? Por que motivo terá ocorrido o embargo? São as perguntas que respondemos neste artigo, explicando-lhe como prevenir estas situações na construção da sua casa nova.
Ler mais