12 Outubro 2021
Longe dos tempos em que se dava primazia à tradição em detrimento do melhor aproveitamento das áreas bruta e útil de uma casa, hoje em dia valoriza-se a funcionalidade associada à fluidez dos ambientes e à mobilidade entre as diferentes zonas da habitação. Exemplo disto são as salas de configuração em L e em U.
As salas de configuração em L
Este tipo de configuração permite criar ou integrar ambientes distintos de forma harmoniosa, como a sala de estar com a cozinha, ou com o escritório. Deste modo, prescinde-se de corredores e aproveita-se melhor a área da casa.
Assim, a parte mais larga da divisão é a sala de estar em si, privilegiando-se a disposição do mobiliário que permita a circulação e crie um ambiente aberto. A parte mais estreita serve várias funções:
- zona de refeições (almoço, jantar);
- cozinha ou kitchenette, recorrendo a ilhas ou balcão para criar uma zona de refeições e delimitar os ambientes de forma fluída;
- zona de trabalho ou de estudo (escritório), ou de biblioteca.
As salas de configuração em U
As salas de configuração em U permitem um melhor aproveitamento de áreas de acesso às zonas habitação, prescindindo-se de corredores e tornando as divisões mais iluminadas, mais espaçosas e dinâmicas. É uma configuração que conecta de forma harmoniosa ambientes com funcionalidades diferentes, como o hall de entrada, a cozinha, acesso a pisos superiores, etc..
Qualquer que seja o formato que escolher para a sala da sua casa nova, não prescinda de conversar com a equipa responsável pelo projeto – pondere as características de cada configuração e o aproveitamento de áreas e de consumos que melhor corresponde às necessidades da sua habitação.
Lembre-se de que pode experimentar o nosso simulador online e que pode contactar o nosso Gabinete Técnico para conselhos ou dicas de arquitetura, decoração e tudo sobre construir uma moradia nova.
Imagens © Direitos reservados