Construir casa: as 3 grandes fases

12 Outubro 2021

Já se deu conta de que a sua casa nova vai ser aquela onde a sua família vai crescer e onde vai criar memórias inesquecíveis? É por isso que este processo deve tornar-se numa experiência agradável. Neste artigo indicamos-lhe as 3 grandes fases da construção e o que deve fazer para uma gestão sem preocupações, nem imprevistos.

1ª grande fase: saber o que vai precisar e planear a construção

Embora todas as etapas sejam fundamentais e importantes, esta primeira fase é a mais crucial para evitar eventuais problemas e/ou constrangimentos impeditivos à construção, quer em termos de prazos, de derrapagens financeiras e de autorizações/fiscalização.

2ª grande fase: conhecer custos e estabelecer o limiar das despesas

Agora que o gabinete de arquitetura já fez o projeto de arquitetura à sua medida, tem na sua mão uma lista de todos os recursos e materiais necessários à execução da sua casa nova, incluindo mão de obra, a gestão e acompanhamento técnico, as licenças necessárias, etc.. Anexa a esta informação vai encontrar os respetivos orçamentos. Poderá, então, tomar as suas decisões quanto às soluções apresentadas e adjudicar a obra.

3ª grande fase: a execução do projeto

Esta fase diz respeito à execução do projeto, isto é, à obra. É agora que vai assistir à edificação do seu imóvel, vai ver a sua casa nova erguer-se a cada dia que passa. É a fase que vai perceber, realmente, a importância das decisões que tomou na primeira fase.

Para que a execução correrá da melhor forma, assegure-se de que:

  • escolhe o construtor certo;
  • delega a gestão e o acompanhamento da obra a uma equipa de técnicos especializados e certificados, como arquitetos e engenheiros, ou empresas de construção.

Nestas 3 grandes fases cabem várias etapas da construção de uma edificação. Preparámos para si o e-book 'Como Construir Casa em 7 Passos', um guia prático com sugestões e recomendações úteis para fazer a gestão de prioridades, controlar o plafond e lidar com as expetativas.

Para descarregar o seu exemplar gratuito, clique aqui