Moradia térrea ou com andares, qual escolher?

7 Outubro 2021

Algures entre a escolha do tipo de arquitetura, se tradicional ou contemporânea, e do sistema construtivo (betão armado, madeira ou LSF), cabe decidir se prefere uma casa térrea ou uma moradia com andares. Pondere os pontos fortes e as desvantagens antes de fazer a opção.

As moradias com pisos superiores

As moradias com um ou dois andares são as mais comuns e preferidas, pois possibilitam converter a área do terreno, ainda que pequena, em áreas brutas maiores.  A existência de pisos traduz-se em três grandes vantagens:

  • num aumento da área construída, portanto, num aumento de área útil;
  • em mais terreno disponível para zonas exteriores como jardins, piscinas, garagens e anexos;
  • maior facilidade em dividir as zonas interiores da casa, organizando os espaços comuns e os ambientes privados pelos pisos; é frequente dispor salas de estar e de jantar, escritórios e cozinhas no piso térreo, deixando os andares superiores, mais resguardados, para os quartos.

Para além destas, as moradias com pisos permitem ainda criar espaços de estar elevados, interiores ou exteriores, como mezaninos, varandas e terraços – um must-have imprescindível para quem vai construir em localizações de paisagens privilegiadas.

Neste tipo de moradias levanta-se a questão dos acessos entre pisos, que são quase sempre feitos através de escadas. E como sabemos, as escadas dificultam a mobilidade: pense nas crianças, nos familiares mais idosos ou com mobilidade reduzida, e no facto inevitável de que o corpo envelhece e fica mais vulnerável.

Outra questão a considerar são os custos. Este tipo de moradia exige a construção de fundações e alicerces, requer maior quantidade de materiais e mais tempo na execução e ocupação do local da obra (mão de obra, máquinas, resíduos, etc.).

As moradias de piso térreo

Já as moradias de rés do chão podem apresentar custos mais baixos, pois geralmente são edificações mais simples. Não se trata apenas de despesas de construção, mas também de consumos de energia e recursos.

Todavia e para obter a mesma área bruta do que uma moradia de rés do chão com pisos superiores, esta tipologia vai ocupar mais área do terreno, ficando menos ou nenhum espaço para zonas exteriores (piscinas, jardins, garagens, anexos), podendo haver mesmo a necessidade de comprar um terreno maior.

As moradias térreas têm a vantagem de permitir o acesso fácil às zonas interiores e exteriores, dispensando escadas, e de fazer a transição entre os diferentes ambientes de forma mais suave.

 

Considere as características de cada uma e veja com o seu arquiteto qual a solução que melhor responde às suas expetativas e necessidades. Lembre-se de que tem à sua disposição o nosso simulador online e que pode sempre colocar as suas questões ao nosso Gabinete Técnico.

 

Imagens © Direitos reservados