Caderno de encargos, o que é e para que serve?

25 Março 2022

Num projeto de arquitetura tudo é planeado ao pormenor e nada é deixado ao acaso, incluindo estabelecer as condições em que se vai desenrolar a construção de uma moradia ou edifício, e os compromissos que cada interveniente vai assumir – e é no caderno de encargos que fica tudo registado.

O que é o caderno de encargos?

O caderno de encargos é o documento de um projeto que estabelece as diretrizes técnicas, jurídicas e administrativas relativas aos aspetos da execução da obra, bem como as obrigações atribuídas a cada interveniente daquele projeto.

Para que serve o caderno de encargos?

O caderno de encargos serve para se estabelecer os requisitos, condições e especificidades de todas as especialidades necessárias à elaboração de um projeto de construção e à sua execução: métodos de trabalho, instruções de aplicação de materiais e de uso de máquinas, procedimentos para a aquisição de materiais e/ou serviços, etc..

À semelhança do mapa de trabalhos e quantidades, também o caderno de encargos é fundamental para monitorizar o desenrolar da obra e assegurar que não há derrapagens orçamentais nem incumprimento de objetivos, metas e prazos.

São as equipas de arquitetura e engenharias, como as da SI Projetos, que elaboram o caderno de encargos e todas as peças de um projeto de arquitetura. Por isso, para ter uma casa nova estruturada com base nas suas necessidades e nas da sua família, tem de falar connosco – qualquer que seja o seu sonho, nós temos a solução ideal.

 

Imagens © direitos reservados