Como ler a planta da casa

11 Fevereiro 2022

A planta é o primeiro olhar que se tem do projeto que implementará o futuro lar da família e, apesar de hoje em dia a apresentação do plano geral ser feita em imagens 3D, a verdade é que nem todos sabemos encontrar na planta a informação específica para a execução da obra.

Que tipo de informação está na planta da casa?

Todos os dados gerais e específicos para a construção de uma edificação do projeto estão transcritos para a planta. E que tipo de informação é esta?

  •  a identificação do terreno e respetiva localização, incluindo dados geomorfológicos genéricos;

  • os acessos ao imóvel (viários e pedonais);

  • o desenho dos pisos;

  • o nível dos pisos em relação à cota natural do terreno e cota da rua;

  • a identificação das divisões e áreas;

  • os elementos construtivos, como paredes, portas, janelas;

  • as infraestruturas, como rede de abastecimento de água e de saneamento;

  • os projetos de estrutura, elétrico, hidráulico;

  • os sistemas elétrico, de conforto térmico e de águas quentes;

  • o tipo de revestimentos e de isolamento;

  • outras.

A planta pode ainda incluir o projeto paisagístico, no caso de moradias ou edificações com espaços exteriores (jardins e pátios, piscinas, garagens e anexos, etc.), e a decoração de interiores.

Como identificar a localização da casa, as áreas e as dimensões?

Uma das dificuldades em analisar a planta de uma casa é situá-la em termos geoespaciais, isto é, fazer corresponder o que se vê em desenho à realidade. É assim que todas as plantas têm dados cartográficos básicos como a localização e os pontos cardeais. Estes elementos vão ajudá-lo a orientar-se e a perceber a orientação da futura casa face aos acessos, à exposição solar, etc..

Outro elemento essencial na interpretação de uma planta é a escala, também inscrita num dos cantos. A escala indica a relação entre as dimensões de uma área (ou objeto) no papel e as suas dimensões reais. A escala mais comum é a de 1:100 e indica que 1 cm no papel corresponde a 100 cm (ou 1 metro) no terreno.

A planta também identifica, de forma clara e visível, as diferentes divisões da casa, distribuídas pelos pisos, se houver mais do que um piso, e os diferentes espaços exteriores, como jardins, garagens e anexos, se os houver.

Onde estão representados os vários pisos da casa?

A planta é composta tantas folhas quanto o número de pisos que a moradia tiver, sendo que em cada folha encontrará a planta do respetivo piso. No caso de a moradia ter apenas o piso térreo ou de ser um apartamento, então, toda esta área ficará numa única planta.

Como encontrar as infraestruturas na planta?

Se a área total da casa e as diferentes zonas interiores e exteriores são desenhadas nos planos horizontal e vertical, já as estruturas e infraestruturas são desenhadas nos planos longitudinal e transversal. Significa que temos três tipos de visualização da futura casa:

  • a planta "normal" da casa, que corresponde a ver de cima para baixo;
  • ao corte transversal da casa, que corresponde a ver o que está entre as paredes de cada divisão;
  • ao corte longitudinal, que corresponde a ver o que está entre os pisos da casa, desde as fundações até à cobertura.

A planta do projeto da sua futura casa é a ferramenta de trabalho da equipa de arquitetos e engenheiros responsável pela construção do sonho da família, é natural que seja um documento técnico, muito específico. Mas é também um documento seu e da sua casa, por isso não hesite e peça aos técnicos que lhe mostrem todos os detalhes.

Tem dúvidas ou necessita de esclarecimentos sobre o projeto da sua casa nova? Fale com a equipa SI Projetos, temos os melhores peritos para acompanhá-lo.

 

Imagens © direitos reservados