Ar condicionado: como escolher e que tipos existem?

8 Setembro 2021

É considerado por muitos como o sistema mais eficaz para climatizar o ambiente de forma rápida e durante todo ano, nos meses mais frios ou nos mais quentes, e com boa performance a nível de eficiência energética.

À semelhança de outros sistemas de aquecimento, há vários tipos de ar condicionado e alguns fatores a considerar na hora de fazer escolhas – saiba quais:

Como escolher o ar condicionado

Se vai optar por este sistema para dar conforto térmico ao seu lar, anote a lista de fatores que deve considerar para determinar a potência e, consequentemente, o tipo de ar condicionado:

  • a área do espaço a climatizar (aquecer ou arrefecer)
  • quantidade de janelas e a sua orientação face à exposição solar, para determinar a carga térmica;
  • o nível de isolamento térmico;
  • o número de pessoas que vão habitar a casa ou desfrutar de um determinado espaço.

Tipos de ar condicionado

Destacamos quatros tipo de ar condicionado, uns mais adequados a habitações pequenas e que não podem ser remodeladas e outros recomendados para áreas de dimensão maior.

  •  Split:

O aparelho é composto por duas unidades, uma com a função de evaporação e que é colocada no interior da habitação, e outra com a função de condensação que é colocada no exterior. As duas unidades estão ligadas entre si através de duas tubagens: uma para circular o líquido refrigerante e outra para escoar água da unidade de evaporação. Este tipo é recomendado quando há possibilidade de instalar no exterior e se tiver poucas divisões da casa para aquecer/arrefecer;

  • Multi-split:

De funcionamento idêntico ao anterior, os aparelhos multi-split têm várias unidades instaladas no interior (de acordo com os espaços da habitação) e apenas uma única no exterior. São recomendados quando é necessário climatizar várias áreas da casa, mas não pode fazer obras para instalar um sistema centralizado ou de condutas. A instalação de uma única unidade no exterior é uma vantagem, porém estes aparelhos só possuem uma das funções de climatização – aquecer ou arrefecer – uma vez que as unidades interiores estão ligadas à exterior:

  • Variable Refrigerant Flow ou VRF:

Apesar de o seu funcionamento ser semelhante aos Split e Multi-Split, a unidade exterior deste sistema contém gás frigorífico, cujo volume e fluxo variável oferece mais potência e maior controlo de fatores como as condições ambientais, ou a carga do sistema.

  • Ar condicionado centralizado ou de condutas:

A característica deste tipo de ar condicionado é a de a unidade interior ser uma estrutura composta de vários elementos (grelhas de insuflação e captação de ar, de mangas flexíveis e tubagem de cobre) colocada sob tetos ou paredes falsos. Permite, assim, a integração na estética na casa.

Uma vez que o sistema de ar condicionado requer instalação, recomendamos que peça aconselhamento junto dos técnicos especializados do nosso Gabinete. Não hesite, vai encontrar uma equipa multidisciplinar disposta a ajudá-lo na concretização do seu projeto.

 

Imagens © Direitos reservados