16 Dezembro 2021
O Natal é, sem dúvida, a época do ano em que se dá asas à criatividade e se enriquece a casa com decorações únicas que fazem a delícia de toda a família e amigos. E para quem tem moradia nova as decorações de Natal são o pretexto perfeito para mostrar o resultado de um projeto bem planificado e pensado à medida da sua família.
Aproveite as nossas dicas para destacar 4 espaços essenciais da sua moradia nova e receber o Natal:
A frente da moradia
Seja em moradias de construção tradicional ou contemporânea, a frente exterior é o local privilegiado de qualquer casa, o seu "cartão de visitas". É, por isso, o spot ideal para colocar a peça-estrela da decoração natalícia, como a árvore de Natal.
Adeque o porte da árvore, os enfeites e os apontamentos de luz com o tipo e estilo de arquitetura e sistema construtivo da moradia. Procure o equilíbrio e evite exagerar nos detalhes decorativos.
Lembre-se de que a árvore de Natal fica iluminada, mas é a sua moradia que deve brilhar.
A porta principal da moradia
A porta principal de qualquer habitação é um convite à partilha do espaço privado da família e faz as honras da casa no que toca à receção de quem chega. Para a sua decoração sugerimos as icónicas coroas de Natal que, ficando no lado exterior da porta, devem ser robustas.
Prefira coroas de folhagem verdadeira às artificiais, pois finda a época poderá reciclá-las de forma natural. Hoje em dia, existe uma oferta variada de workshops para aprender a executar esta peça, é uma tendência muito em voga e que estimula a criatividade.
No que diz respeito ao estilo, e se a sua moradia for de arquitetura tradicional, prefira as coroas de estilo clássico e de estilo rústico, com profusão de elementos alusivos ao Natal. No caso de ser uma casa de arquitetura contemporânea, opte por coroas sofisticadas com elementos dourados ou prateados, ou por coroas de estilo minimalista que destacam sobretudo os elementos da natureza, como as pinhas, os ramos de pinheiro e azevinho.
Jardins, pátios e exteriores
Qualquer que seja o tipo e estilo de moradia, não pode descurar os jardins, os pátios e outros recantos exteriores. Sempre de forma equilibrada e com bom senso (a menos que queira entrar para o Guinness Book of World Records), use a criatividade e espalhe o espírito do Natal: disponha elementos decorativos com luz (própria para exterior) em mesas, em muros ou pelos acessos de pátios ou de anexos e garagens, como as tradicionais grinaldas e as estrelas.
Se tiver crianças, não deixe de fora o imaginário infantil e coloque, aqui e além, pequenas renas, bonecos de neve, gnomos ou as figuras do presépio.
Janelas, varandas e terraços
Em moradias com andares, as janelas, varandas e terraços são os espaços que deverá explorar, pois muitas vezes substituem-se aos jardins e zonas térreas.
Nas janelas, aplique do lado interior, e com moderação, pequenas bolas de natal ou raminhos de azevinho. Pode, também, optar por grinaldas de luzes.
Já nas varandas e terraços prefira as grinaldas de luzes e estrelas de natal (luz para exterior).
Gostou das nossas sugestões? São a base para se inspirar e transformar a sua casa num ambiente elegante e trendy, pronto para receber a família e os amigos no Natal e Ano Novo.
Se precisar de mais dicas e ideias, não hesite em falar connosco – o Gabinete técnico vai encontrar especialistas em decoração que o vão ajudar.
Imagens © direitos reservados