Eficiência energética: já fez o check-up à sua casa?

24 Setembro 2021

A grande meta que todos temos de alcançar é a sustentabilidade através do equilíbrio de três pilares:

  • a saúde do planeta
  • o crescimento das economias
  • o desenvolvimento social

A nível global, os países têm vindo a criar e implementar políticas com vista à equidade social, à mitigação do impacte das alterações climáticas e à melhoria da segurança energética. À nossa escala, cabe-nos ajustes ao nosso lifestyle e pequenos gestos diários para fazer a diferença. Assegurar a eficiência energética da nossa casa é um deles.

Porquê fazer check-up à sua habitação?

Há dois grandes motivos pelos quais deve mesmo fazer o check-up. Em primeiro lugar, avaliar com regularidade os sistemas e as instalações da sua casa permite perceber o estado em que estão e a manutenção de que necessitam, assim como apurar os consumos e, portanto, fazer ajustes, alterações e melhorias que conduzam à redução de despesas e à poupança ao final do ano.

E em segundo lugar, porque é uma forma de valorizar o seu imóvel, já que terá a possibilidade de fazer as melhorias necessárias para torná-lo mais eficiente e, consequentemente, melhorar a classificação do certificado de eficiência energética. Lembre-se de que os imóveis melhor classificados são os que têm mais valor no mercado.

Como fazer um check-up?

O check-up da sua habitação é um processo que pode ser feito por si, à exceção da inspeção às instalações elétricas e de gás que tem de ser feita por técnicos especializados, evitando-se acidentes como incêndios por curto-circuitos ou explosões. Siga a nossa lista e comece já a verificar a eficiência:

  • sistemas elétricos e de gás: ficará a cargo de técnicos especializados e devidamente qualificados, que farão um conjunto de testes a fim de despistar anomalias, riscos de curto-circuito, fugas de gás, etc.;
  • eficiência de eletrodomésticos e outros aparelhos: registe os consumos de energia de cada aparelho e respetivas despesas, e pondere trocar de aparelho por outro de classe energética superior cujo consumo é significativamente menor;
  • as lâmpadas: substitua por lâmpadas LED e não se esqueça de as limpar, assim como inspecionar casquilhos e cabos;
  • isolamento térmico: sabia que as portas e janelas são responsáveis por mais de 20% das perdas de calor de uma habitação? Inspecione com regularidade o seu estado e mantenha-as bem isoladas, por exemplo com fita de calafetagem. Se for o caso, considere substituir janelas antigas por janelas eficientes;
  • verifique se a potência e tarifa contratadas ainda se adequam ao tipo de aparelhos que tem em casa e às necessidades atuais da sua família.

 

Como vê, é fácil e descomplicado manter a sua casa segura e eficiente. Além de que estará a poupar e a engordar o orçamento familiar para aquelas férias de sonho.

 

Imagens © Direitos reservados