3 dicas para construir o jardim da sua casa

30 Setembro 2021

Reservar a área exterior da sua casa para jardim e zonas ajardinadas, como canteiros e pequenas hortas, é acrescentar valor e beleza ao seu imóvel. O jardim é um espaço privilegiado de bem-estar, onde é possível descontrair e desfrutar do ar livre, proporcionando momentos de lazer e diversão a toda a família e amigos. Para ajudá-lo a construir este seu éden privativo, selecionámos 3 dicas que vai querer guardar.

Definir a função do jardim e estudar o espaço exterior

O primeiro passo é estabelecer a função, ou funções, do jardim: vai ser uma zona de lazer, com parque infantil e mesa de refeições? Vai ter piscina, ou vai ser uma zona exclusiva de jardinagem? Quem vai passar mais tempo no jardim, e a fazer o quê?

Depois, anote as características do terreno e do exterior da casa, como muros, esquinas e cantos, declives, exposição solar e sombras, entre outras. Será com base nestas características, na função do jardim e nas necessidades da família que se escolhe o tipo de relvado e de piso, as plantas e a decoração.

Escolher o tipo de relvado e de piso

No que toca ao relvado e ao piso do seu jardim, ha três fatores decisivos que contribuem para torná-lo num lugar especial e único:

  • a geografia e o clima do local;
  • a função, ou funções, que pretende atribuir a esta área exterior da casa;
  • e em quem vai desfrutar dele.

Em climas húmidos e de chuvas frequentes, privilegie soluções que permitam a drenagem da água, tanto no relvado como nos pisos. Já em climas temperados e secos, evite o uso extenso de relva e garanta o uso sustentável da água.

Escolher a vegetação

Pode parecer que a escolha da vegetação se deve exclusivamente ao gosto cada proprietário, mas o facto é que há critérios mais pragmáticos do que a estética e que se prendem com o aproveitamento eficiente das caraterísticas das plantas, tais como:

  • assegurar a privacidade da sua propriedade;
  • delimitar ambientes dentro do perímetro do imóvel;
  • utilizar a água de forma eficiente, tanto pela escolha da vegetação em função da necessidade de sombra/luz como pela instalação dos sistemas de rega;
  • criar barreiras termoacústicas para proporcionar mais conforto dentro e fora de casa, protegendo do vento, de ruídos, de exposição solar intensa.

 

Planificada a base do seu jardim, seguir-se-á a decoração. Neste campo, a estética pessoal alia-se à estética da arquitetura da casa e do sistema construtivo. Recomendamos que prefira materiais recicláveis e amigos do ambiente, e que reutilize objetos. Se quiser ideias originais, não hesite em falar com os nossos especialistas, no Gabinete Técnico.

 

Imagens © direitos reservados