O que baixou o custo da construção de casas novas?

14 Março 2024

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o custo da construção de casas novas continuou a subir, mas muito menos do que em 2022.

Aliás, os números divulgados pelo INE mostram que a subida desacelerou significativamente. Quanto e por quê?

Enquanto que em 2022, o custo da construção de habitações novas aumentou 12,2%, em 2023 aumentou apenas 3,9%, ou seja, menos 8,3%, devido à queda do preço dos materiais e do custo da mão de obra.

Em 2022, o índice do preço dos materiais subiu 16,7% e do custo da mão de obra 6,3%, mas, em 2023, apesar do índice do custo da mão de obra ter subido 8,1%, o índice do preço dos materiais só subiu 0,9%.

Os materiais que contribuíram para a queda do índice de preços, e por consequência, do custo de construir habitações novas foram os revestimentos, isolamentos e impermeabilizações, cujo preço desceu 20%, o aço para betão, perfilados (pesados e ligeiros) e a chapa de aço macio e galvanizada, cujo preço desceu 15%, e o consumo de produtos energéticos que diminui 10%.

Através da variedade de serviços de arquitetura, engenharia, acompanhamento e fiscalização de obra que oferece, a SI Projetos ajuda a dar forma ao seu sonho!