Crédito Habitação Jovem - condições especiais até aos 35 anos

12 Setembro 2023

Se tem entre 18 e 35 anos, sabia que existe uma opção de crédito habitação com condições mais vantajosas para si?

O Crédito Habitação Jovem é uma oferta de alguns bancos para jovens que pretendam adquirir habitação própria e permanente.

Algumas dessas vantagens passam por comissões mais reduzidas, bonificação do spread ou uma Taxa Anual Efetiva Global (TAEG) mais baixa.

Como funciona?

Primeiro, a sua taxa de esforço não pode ser superior a 35%. Aliás, quanto mais baixa for, maior a probabilidade de aprovação do crédito. A taxa de esforço é um indicador usado pelos bancos para avaliar a sua capacidade financeira com base nos seus rendimentos e no peso do crédito.

Depois, lembre-se que tem de ter um valor de entrada, tal como nos restantes créditos habitação. Este deve ser de pelo menos 10%, mas se for superior, ainda melhor, uma vez que diminui o valor da sua prestação mensal.

Além disso, o seu histórico bancário também é muito importante, para demonstrar ao banco que sempre pagou as suas obrigações com outros créditos e que nunca entrou em incumprimento. Falamos de créditos como cartões, automóvel, etc.

Por fim, se tiver um bom vínculo laboral, tem mais probabilidade de aprovação do crédito, já que comprova ao banco que tem rendimentos regulares, sem altos e baixos.

Ainda existe a possibilidade de o banco lhe pedir um fiador, se tiver uma taxa de esforço mais alta, rendimentos mais baixos ou maior instabilidade laboral. O fiador fica responsável pela dívida caso deixe de a conseguir pagar.

Para saber se é aprovado para um Crédito Habitação Jovem, convém pedir ajuda a um Intermediário de Crédito devidamente autorizado pelo Banco de Portugal. A SI Crédito tem uma equipa disponível para ajudar.

Quer fazer uma simulação gratuita sem compromisso? Contacte-nos.