

A garantia pública do Estado é uma iniciativa destinada a facilitar o acesso dos jovens à compra da sua primeira habitação própria e permanente.
Esta medida permite que os bancos financiem até 100% do valor do imóvel, graças a uma garantia do Estado que cobre até 15% do montante do empréstimo.
Para aceder a esta medida, existem alguns critérios a cumprir:
TER casa própria é um objetivo comum a muitas pessoas e o grande desafio recai sobre encontrar uma boa solução de crédito à habitação, sobretudo, desde que as taxas de juro subiram.
Para a encontrar, siga estes passos!
COMPARE O CUSTO TOTAL DE DIFERENTES PROPOSTAS
Comprarar propostas, sim, já sabe que o deve fazer, mas será que o sabe fazer corretamente?
Fevereiro trouxe boas notícias para os titulares de contratos de crédito habitação indexados à Euribor, que refletem a inversão da tendência da Euribor que já se nota há 3 meses.
Esta inversão antecipa a descida das taxas de juro diretoras ao longo deste ano, depois de terem sido subidas em 450 pontos base, em 18 meses, pelo Banco Central Europeu (BCE).
O processo de solicitação de crédito habitação é complexo e requer bastante documentação, desde a fase da simulação até à concessão do financiamento.
Apesar de cada caso ser um caso, e o banco poder ter de pedir alguma documentação extra, existem vários documentos comuns a todos os pedidos.
FASE DE SIMULAÇÃO E PRÉ-APROVAÇÃO
Já ouviu falar da FINE – Ficha de Informação Normalizada Europeia, essencial nos pedidos de crédito habitação?
A FINE é um documento informativo emitido pelas instituições financeiras que contém as principais informações sobre uma proposta de crédito habitação.
Até setembro deste ano, já tinham sido renegociados mais de 73 mil créditos habitação pelos principais bancos portugueses.
Estes números devem-se às dificuldades sentidas pelas famílias com o aumento das taxas de juro e, consequentemente, das prestações mensais da casa.