Empreende XXI apoia jovens a criar o seu emprego

21 Março 2022

Para fazer face aos efeitos da pandemia Covid-19 na economia, nomeadamente, à taxa de desemprego entre a população jovem adulta, o governo lançou o Empreende XXI, uma medida que engloba um conjunto de apoios para a criação de empresas e de postos de trabalho. Saiba do que se trata.

O que é o Empreende XXI?

Trata-se de uma medida para apoiar a criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por jovens à procura do primeiro emprego e desempregados inscritos num dos centros de emprego do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP):

  • apoiar a criação de empresas;
  • promover a implementação de projetos em áreas inovadoras;
  • fomentar o desenvolvimento de atividades empreendedoras em ambientes colaborativos.

Enquadrado no Programa de Estabilização Económica e Social, criado para fazer face ao impacte socioeconómico da pandemia de Covid-19, o "Empreende XXI" vem complementar outras medidas da política ativa de emprego que estão já em vigor e que visam a manutenção do emprego e a retoma progressiva da atividade económica.

Em que tipo de apoio consiste o Empreende XXI?

Empreende XXI visa apoiar aqueles que têm uma ideia para um negócio económico-financeiramente viável através de soluções de variada natureza e que respondem às características de cada projeto apresentado:

  • apoio financeiro ao investimento elegível para a criação de empresas;
  • apoio financeiro à criação do próprio emprego;
  • formação profissional adequada à criação de empresas;
  • mentoria e consultoria na área do empreendedorismo;
  • instalação da nova empresa em incubadoras.

Quem pode beneficiar do Empreende XXI?

A medida Empreende XXI destina-se a jovens dos 18 aos 35 anos, inscritos no IEFP, que estejam à procura do primeiro emprego ou que estejam desempregados, e a outros desempregados inscritos.

O Empreende XXI será operacionalizado pelo IEFP e pela Startup Portugal – Associação Portuguesa para a Promoção do Empreendedorismo, e espera-se que financie cerca de 85% de projetos apresentados, os quais terão um apoio máximo de 175 mil euros cada.

 

Para conhecer ao pormenor esta medida, nomeadamente, requisitos dos candidatos e dos projetos, montante dos apoios e modalidades de pagamento, etc., recomendamos que consulte o site Empreende XXI, a Portaria 26/2022,  o site do IEFP e da Startup Portugal.

 

 

Imagens © direitos reservados