12 Setembro 2021
Se é daqueles que deixa para segundo plano as áreas exteriores de uma habitação, então, este artigo é para si: vai encontrar a inspiração para transformá-las num lugar muito especial (e de valor!) para si, para a família e para os amigos.
Jardins e zonas verdes
Nas edificações de arquitetura tradicional e de arquitetura contemporânea, a existência de plantas confere serenidade a qualquer ambiente: no interior da habitação, recorre-se à colocação de vasos com espécies várias de plantas, escolhidas de acordo com a dimensão dos espaços. Mais do que um elemento decorativo, as plantas purificam o ar.
Já no exterior, as zonas ajardinadas e jardins são uma excelente forma de estar em contacto com a natureza e podem ser, inclusivamente, um prolongamento da área interior da casa. E desengane-se quem pensa que só as casas de dimensões grandes podem ter jardins. Há soluções simples e muito criativas para cada projeto. Fale com os nossos técnicos especializados através do nosso formulário de contactos.
Os pátios
Já nas civilizações da Antiguidade pré-Clássica e Clássica e nas pré-Colombianas, os pátios eram o epicentro da habitação, para o qual todas as divisões da casa convergiam. Possuíam, quase sempre, um ponto de água bem no centro e que seria, consoante o estatuto do proprietário e tipo de construção, um poço, uma fonte ornamentada, piscina para banhos ou pequeno lago com plantas e peixes.
Com o passar dos tempos e da História, os pátios perderam este carácter intimista e quase mágico. Transitaram de dentro para o exterior e adquiriram outra função, mais associada ao labor e à proteção.
Hoje em dia, estamos a recuperar esta área e a resgatar a sua função agregadora da família e promotora do seu bem-estar – e há pátios que são uma autêntica extensão da sala de estar. Aliás, são uma solução para prolongar o espaço da sua sala nos meses mais amenos e quentes, desfrutando do ar livre e permitindo o acesso a recantos como as churrasqueiras e anexos.
Inspire-se nas imagens e experimente algumas ideias no nosso simulador.
As churrasqueiras
Se há elemento de uma casa que faz as delícias de qualquer festa ao ar livre são as churrasqueiras, a par com as piscinas. São o pretexto mais do que perfeito para reunir os amigos e a família, e desfrutar de boa comida e da vida. É por isso que vai ter de incluir uma churrasqueira no projeto da sua casa nova – esqueça a ideia daqueles recantos simplistas (muitas vezes com consumos mais dispendiosos) e aposte em algo pensado especificamente para valorizar o exterior da casa. Veja alguns dos exemplos que selecionámos, experimente no nosso simulador e fale com a nossa equipa.
Os anexos
Para muitos, os anexos são aquelas extensões à casa feitas para prolongar a área de espaços interiores cujas dimensão se pretende aumentar. E embora sejam erguidos ou instalados depois de casa ter sido construída, o facto é que os anexos devem estar, na verdade, separados daquela e ter uma função de apoio. Esta função pode ser aquela que entender: um pequeno ginásio, uma oficina ou um ateliê, gabinete de trabalho, uma estufa, um apoio ao jardim, etc..
As alternativas são várias e existe um leque de materiais adequados, sendo recomendável aconselhar-se com os técnicos especializados.
Se gostou das soluções que partilhámos consigo e quer incluí-las no projeto da sua nova casa, fale já com os nossos técnicos especializados. Vamos ajudá-lo a concretizar o seu projeto.
Imagens © Direitos reservados