Garagens: dicas para o seu projeto

14 Outubro 2021

Nos dias de hoje, é impensável planear a construção de uma moradia sem garagem ou, no mínimo, zona para estacionamento. É uma estrutura que não só vai proteger o seu carro e outros veículos (motos, bicicletas) dos elementos naturais que acabam por desgastá-los, como também vai valorizar o imóvel. Além disso, e se a área exterior da casa não permitir anexos, a garagem pode incluir armários e prateleiras para arrumação extra.

Pedir licenças e autorizações

À semelhança do processo de construção de um anexo ou de uma piscina, também a edificação de uma garagem pode necessitar de autorizações. Se a obra da garagem estiver incluída no projeto da sua casa nova e for executada aquando da construção do edifício principal, então, o arquiteto e os técnicos responsáveis saberão que licenças serão necessárias e já as terão solicitado.

Mas se for acrescentar a garagem à casa já existente terá de averiguar a necessidade de ter licenças e, se for caso disso, de as solicitar junto das entidades competentes. Fale com os técnicos responsáveis ou com o nosso Gabinete, eles saberão orientá-lo.

Como é sabido todas as edificações têm de cumprir com normas e regulamentos que visam a proteção dos seus utilizadores, da comunidade e da envolvente ambiental. Certifique-se de que a sua nova garagem está em conformidade com a Lei, nomeadamente nas seguintes matérias:

  • dimensões, acessos, área de estacionamento, raio de circulação de veículos e peões;
  • iluminação, iluminação de emergência e respetiva sinalização;
  • detetores de níveis de monóxido de carbono e de fumo;
  • extintores;
  • outras.

 

Materiais e tipos de garagens

No que toca ao estilo e aos sistemas construtivos, tem à escolha várias opções: desde o estilo tradicional ao contemporâneo, das estruturas em betão armado às de madeira. Obviamente, aconselha-se que prevaleça a harmonia entre as diferentes edificações (casa, garagem, anexos, etc.) tanto pelo fator estético como pela valorização do imóvel. Este equilíbrio de todas as estruturas fica desde logo definido no projeto que o seu arquiteto desenhar.

Para quem já tem moradia e pretende agora fazer a garagem, há soluções que dispensam a construção em si, sendo de execução mais fácil e rápida:

  • as garagens pré-fabricadas ou modulares: são módulos feitos em fábrica e montados no local;
  • as garagens montadas em fábrica que vão assentar numa base construída no terreno.

Estas soluções tornam-se mais económicas do que construir de raiz, um processo que implica obras no terreno e mais custos com mão de obra, máquinas e matérias-primas. Este tipo de garagens pode ser fabricado em madeira, aço e até betão armado (embora mais dispendioso) e apresenta-se em várias dimensões e modelos, permitindo-lhe harmonizar com o estilo da sua moradia e a envolvente.

Peça conselho e informações sobre estas soluções ao seu arquiteto ou aos nossos técnicos especializados, no nosso Gabinete online.

 

Imagens © direitos reservados