Levantamento topográfico: o que é e para que serve

13 Setembro 2021

Sabia que o levantamento topográfico é um dos elementos cruciais para se iniciar a construção de qualquer edificação? Assim é, e tem de estar presente em todas as fases, desde o seu projeto até à sua fiscalização. Uma vez que se trata de algo imprescindível para ter a casa dos seus sonhos, então, tem mesmo de saber o que é, para que serve e como se obtém um levantamento topográfico.

O que é o levantamento topográfico?

O levantamento topográfico mais não é do que o ato de recolher e registar as características de um terreno de acordo com as regras da topografia. Esta é a ciência ou técnica de colocar em desenho todos os aspetos de um local nas várias dimensões e formas (área, comprimento, relevo, elevações e depressões, etc.). É assim que se fazem as cartas, os mapas, as plantas e outros documentos de cartografia.

A topografia designa todos aqueles elementos de “acidentes geográficos” e “pontos notáveis”, os quais incluem:

  • as coordenadas geográficas;
  • todos os atributos morfológicos do terreno, isto é, tudo o que define a sua forma e composição;
  • os acessos ao terreno, sejam viários (rodovias, ferrovias, ciclovias), terrestres, fluviais ou marítimos: estradas e arruamentos, pontes, caminhos e carreiros, rios e canais, praias, etc.;
  • tudo o que delimita o terreno, como edificações, muros, caminhos, vedações, marcos, veredas, matas, pinhais, cursos de água, etc.;
  • as infraestruturas existentes e respectiva localização: abastecimento de água, de eletricidade e de gás, saneamento, etc.;
  • as construções e edificações existentes no terreno e na vizinhança;
  • o tipo de vegetação existente e a sinalização de áreas e espécies protegidas.

Os levantamentos topográficos podem ser feitos de quatro formas, consoante o tipo de atributos que se recolhe:

  • planimétrico: é usado para identificar o perímetro do imóvel, registando-se as medidas em plano que definem a área;
  • altimétrico: regista-se as medidas do plano vertical que identificam o relevo natural de um terreno, como elevações, depressões e declives, ficando de fora as edificações feitas pelo homem;
  • planialtimétrico: regista-se ambas as medidas e o levantamento fica mais detalhado;
  • georreferenciado: é o mais completo de todos, pois inclui ainda as coordenadas geográficas.

Para que serve o levantamento topográfico?

Por esta altura, já se apercebeu da utilidade de um levantamento topográfico na planificação do projeto da sua nova casa e da respetiva execução: o conhecimento exato do terreno vai permitir à equipa técnica identificar pontos favoráveis e contrariedades, trabalhando nas soluções mais adequadas e reduzindo, ou evitando, imprevistos e preocupações.

Com o levantamento topográfico corrige-se eventuais disparidades existentes entre registos, como o registo predial e caderneta predial. Estas situações acontecem quando os registos são antigos. 

O  levantamento topográfico é também necessário, aliás, é imprescindível para registar o imóvel e obter todo o tipo de licenças que autorizem a construção de uma edificação em todas as suas fases, bem como todo o tipo de obra que seja necessário fazer, como demolições, remoção de terras, etc..

Como se obtém um levantamento topográfico?

Ainda que tirar medidas ao terreno pareça ser simples e descomplicado, o certo é que o levantamento topográfico é um procedimento que obedece a técnicas das ciências topográfica e cartográfica, executado por um topógrafo autorizado e em conformidade com as normas vigentes em cada país.

A melhor forma de obter o levantamento topográfico do terreno onde vai construir a sua casa nova é falar já connosco. A nossa equipa SI Projetos tem técnicos especializados que o vão ajudar em todas as fases.

 

Imagens © Direitos reservados