Comprar e vender imóvel

O que significa direito de preferência?
17 Abril 2024

O direito de preferência é um instrumento importante para garantir o acesso à habitação, salvaguardar a compropriedade, as servidões, o potencial interesse do inquilino, os proprietários dos terrenos confinantes, o direito de superfície e os direitos inerentes a heranças ou a dívidas

Ler mais
Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
13 Outubro 2023
No mês passado, foram aprovadas novas medidas relacionadas com o programa Mais Habitação. Estas medidas têm como objetivo ajudar as famílias a combater o cenário económico-financeiro provocado pela política do Banco Central Europeu (BCE), que, ainda no mês passado, voltou a subir as taxas de juros diretoras. Com isso em mente, foram criadas mais três medidas, que se juntam agora às já aprovadas e instituídas.
Ler mais
Garantia dos imóveis novos estende-se dos 5 aos 10 anos dependendo do defeito
13 Outubro 2023
A compra de casa corresponde à realização de um grande sonho, que se transforma num enorme pesadelo, quando, pouco tempo depois, surgem problemas na construção ou na estrutura do imóvel. Contudo, segundo o Decreto-Lei n.º 84/2021, os proprietários gozam do direito à reparação dos defeitos detetados na construção e na estrutura da casa durante 10 anos e nos outros elementos durante 5 anos após a assinatura da escritura.
Ler mais
Dicas para reduzir a taxa de esforço
12 Setembro 2023
A taxa de esforço dos contribuintes tem aumentado significativamente devido ao aumento das taxasde juro, como forma de combate à inflação. A verdade é que muitas famílias já se encontram em risco de ultrapassar os 50% definidos pela banca. Por isso, quer já tenha um crédito habitação ou esteja a pensar pedir um, é importante adotar algumas práticas para reduzir a sua taxa de esforço.
Ler mais
Terrenos são tendência de investimento
24 Janeiro 2023
Comprar terreno é uma tendência de investimento que em Portugal não dá sinais de abrandar. Seja terrenos rústicos, urbanizáveis ou urbanos, são cada vez mais as pessoas que optam por investir as suas poupanças neste tipo de imóveis. Saiba porquê.
Ler mais
Casas passivas: consumir menos, viver melhor
19 Janeiro 2023
As casas passivas são cada vez mais procuradas pelo elevado nível de eficiência energética, o que significa para as famílias gastar menos e poupar mais. Se está a pensar comprar ou construir casa própria, esta pode ser a solução ideal. Saiba o que são as casas passivas e que vantagens têm.
Ler mais