Dicas

Novos escalões de IRS para 2024
27 Outubro 2023

O novo Orçamento de Estado para 2024 trouxe novidades relativamente aos escalões deIRS. Já as conhece?

De forma resumida, existem duas principais alterações: os limites de cada escalão foram atualizados em 3% e o imposto baixou nos cinco primeiros escalões.

Ler mais
Contratar Eletricidade e Comparar Preços de Eletricidade: Poupar Energia em Casa
27 Outubro 2023
A eletricidade é a força vital das nossas casas e um elemento essencial no nosso quotidiano. Mas, enquanto aproveitamos os benefícios da eletricidade, muitas vezes esquecemos o seu impacto no nosso orçamento e no meio ambiente. Por isso vamos mergulhar a fundo na gestão eficiente da eletricidade, ao começar com a importância de escolher os contratos certos.
Ler mais
Já conhece as novas medidas do programa Mais Habitação?
13 Outubro 2023
No mês passado, foram aprovadas novas medidas relacionadas com o programa Mais Habitação. Estas medidas têm como objetivo ajudar as famílias a combater o cenário económico-financeiro provocado pela política do Banco Central Europeu (BCE), que, ainda no mês passado, voltou a subir as taxas de juros diretoras. Com isso em mente, foram criadas mais três medidas, que se juntam agora às já aprovadas e instituídas.
Ler mais
Garantia dos imóveis novos estende-se dos 5 aos 10 anos dependendo do defeito
13 Outubro 2023
A compra de casa corresponde à realização de um grande sonho, que se transforma num enorme pesadelo, quando, pouco tempo depois, surgem problemas na construção ou na estrutura do imóvel. Contudo, segundo o Decreto-Lei n.º 84/2021, os proprietários gozam do direito à reparação dos defeitos detetados na construção e na estrutura da casa durante 10 anos e nos outros elementos durante 5 anos após a assinatura da escritura.
Ler mais
Dicas para reduzir a taxa de esforço
12 Setembro 2023
A taxa de esforço dos contribuintes tem aumentado significativamente devido ao aumento das taxasde juro, como forma de combate à inflação. A verdade é que muitas famílias já se encontram em risco de ultrapassar os 50% definidos pela banca. Por isso, quer já tenha um crédito habitação ou esteja a pensar pedir um, é importante adotar algumas práticas para reduzir a sua taxa de esforço.
Ler mais