Que aspetos deve analisar antes de comprar uma casa usada?

14 Março 2024

Antes de comprar uma casa usada, convém analisar diversos aspetos relacionados com a venda e o estado de conservação da habitação, os custos iniciais e pós-compra, para não ter surpresas desagradáveis e gerir as suas finanças eficientemente.

Se souber por que razão a casa está à venda, há quanto tempo, o que inclui o preço e como se encontra a habitação, previne problemas e consegue mudar-se de forma tranquila.

Além disso, como é óbvio, também convém ter noção dos custos associados à aquisição da casa para saber se tem dinheiro suficiente para avançar com o negócio e fazer face às despesas pós-aquisição.

O que deve analisar em cada um destes três pontos-chave, sabe?

 

MOTIVO DA VENDA

Através da análise do motivo da venda é possível perceber se há flexibilidade para negociar, ou se a casa estiver no mercado há muito tempo.

Além disso, convém perceber o que inclui o preço da casa, por exemplo, eletrodomésticos e móveis, e quando se pode mudar para a casa, isto porque o processo de compra e venda de imóveis implica a resolução de várias questões legais.

Após averiguar estas questões, não se esqueça de verificar se a zona possui as comodidades necessárias para o dia a dia e se os vizinhos são pacatos ou problemáticos.


ESTADO DE CONSERVAÇÃO

Antes de comprar uma casa usada, é importante perceber em que estado de conservação se encontra – verifique se existem fissuras ou sinais de humidade, a qualidade da aplicação do pavimento e o estado do telhado.

Além disso, peça os documentos que atestem a realização de obras ou de inspeções e faça as seguintes perguntas:

- Como estão as fundações?

- Há problemas na estrutura? A estrutura foi inspecionada? 

- As infraestruturas (canalização, eletricidade, caixilharia) estão em bom estado? Foram reparadas ou substituídas?

- As obras efetuadas têm garantia (se aplicável)?

Para ter a certeza de que a casa está em bom estado, peça a um técnico especializado para avaliar o estado da habitação.

CUSTO ASSOCIADOS 

A compra de casa tem diversos custos associados no ato da compra (impostos, escritura, instalação de serviços, seguros, entre outros) e após a compra. Por exemplo, o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e dos serviços essenciais (água e eletricidade).

Por isso, é fundamental:

- Pedir o certificado energético para saber quanto gasta em energia e a declaração do condomínio para verificar se existem pagamentos em atraso.

- Analisar a certidão de Teor ou Caderneta Predial para conhecer situação legal e financeira da casa, por exemplo, se está hipotecada.

Aliás, o IDEAL é falar com os nossos especialistas que não só estão preparados para apoiar e acompanhar o processo do início ao fim, como para esclarecer tudo o que precisa de saber antes de avançar com a compra.