O projeto de arquitetura: o que é, para que serve e que o deve conter

9 Dezembro 2021

É um dos termos de que mais ouve falar assim que decide construir a sua casa nova. E é também dos primeiros documentos que vai ter de apresentar junto às respetivas entidades competentes para fazer comunicações prévias e/ou obter autorizações e licenças de construção. Mas, afinal, sabe o que é um projeto de arquitetura?

O que é um projeto de arquitetura?

A definição oficial, estabelecida por lei, é a de que se trata de um documento que define as características impostas pela função específica da obra e todos os elementos indispensáveis à sua correta execução (v. INE). Assim, é no projeto de arquitetura que vai estar todo o conjunto de recursos necessários à concretização da sua futura casa: a planta da casa, o plafond disponível e os orçamentos para cada etapa da construção, materiais e mão de obra, planos de execução e gestão da obra, licenças e fiscalização, etc..

O projeto de arquitetura tem de ser entregue às respetivas entidades com poderes na matéria para apreciar, autorizar e fiscalizar – em Portugal, é uma competência das câmaras municipais.

Para que serve um projeto de arquitetura?

O projeto de arquitetura serve, então, para definir e controlar todos os aspetos envolvidos numa edificação ou numa obra, dos quais:

  • as necessidades dos proprietários da futura edificação e o seu limiar de investimento;
  • a envolvente geográfica, o ordenamento territorial;
  • a obtenção de licenças e autorizações;
  • a construção da casa, desde a planta até à entrega da chave;
  • a gestão e acompanhamento da obra;
  • a gestão dos recursos: equipas, materiais e máquinas, fontes de energia e águas, resíduos e desperdícios;
  • a gestão orçamental.

O que deve conter um projeto de arquitetura?

Um projeto de arquitetura é composto por cinco elementos, ou documentos:

  1. o programa preliminar: é o briefing da futura casa no qual se regista as necessidades dos proprietários e as suas expetativas, bem como as características gerais da edificação e de cada espaço;
  2. o estudo prévio: é o estudo das soluções adequadas sem detalhes nem especificações de nível arquitetónico e construtivo, e é apresentado ao proprietário, junto com maquetes e imagens 3D;
  3. o anteprojeto: é o desenvolvimento do estudo prévio, definindo-se diretrizes de arquitetura e de engenharia para colocar em prática as soluções escolhidas tanto a nível de estruturas como de infraestruturas (sistemas construtivos, abastecimento de águas e fontes de energia, saneamento, revestimentos e isolamento, etc.); no anteprojeto prepara-se toda a informação respeitante à edificação que se pretende construir: o terreno e os seus proprietários, o que se pretende construir e de que forma, quem pretende construir e quem vai executar essa obra, quem são os responsáveis técnicos pela obra e pela sua execução, tipo de construção e materiais, enfim, tudo.
  4. o projeto-base ou de licenciamento: é designação que o anteprojeto recebe quando está finalizado e pronto para ser apreciado pelas entidades competentes (as câmaras municipais) e obter destas o licenciamento, desde que esteja conforme a legislação em vigor.
  5. o projeto de execução: consiste no plano detalhado do projeto-base, com indicações precisas, rigorosas e específicas para todas as etapas da construção e que são imprescindíveis para se executar cada uma das tarefas da obra, desde a mais simples até à mais complexa ou minuciosa; inclui também o caderno de encargos e todas as indicações, em detalhe e precisão, relativas â gestão de recursos humanos e materiais, logística e maquinaria, equipas especializadas e técnicos certificados, à gestão do local de obra e da utilização dos recursos naturais e resíduos.

Agora que se tem uma noção mais concreta do que é um projeto de arquitetura e da sua importância, é mais fácil de compreender a necessidade de trabalhar com uma equipa de arquitetos e engenheiros como a da SI Projetos. Não hesite, partilhe connosco a ideia que tem para a sua casa nova e vamos criar o projeto à medida dos seus sonhos.

 

Imagens © Direitos reservados