Dicas para melhorar a casa e aumentar o seu valor de venda

16 Janeiro 2023

Desenganem-se aqueles que pensam que é necessário fazer obras de fundo aos seus imóveis para valorizá-los de modo a obter um bom negócio na sua venda ou no seu arrendamento. É certo que as obras de maior envergadura que implicam a remodelação integral das divisões, como a substituição dos sistemas elétrico e hidráulico (cabos da eletricidade, canalização), são um investimento que vale sempre a pena fazer, tanto a nível de valorização do imóvel como do conforto da habitação.

Mas a verdade é que há pequenas melhorias que pode já fazer e que se ajustam ao orçamento que tiver disponível.

 

Substituir a porta da entrada por uma nova

É raro a substituição da porta de casa fazer parte da lista de melhorias de quem quer vender o seu apartamento ou moradia, mas é um elemento que não deve ser descurado – afinal, a porta da sua casa é das primeiras coisas em que os potenciais compradores vão reparar. É importante que transmita segurança e solidez. Para proceder à sua substituição deve contratar um técnico, mas opte por escolher e comprar nas lojas de grande superfície.

 

Substituir as janelas

Sempre que as janelas apresentarem um índice de eficiência energética muito baixo, é altura de pensar na sua substituição, quer pretenda vender ou arrendar a sua casa, ou continue a viver nela. Tenha em mente que as janelas de madeira e as de modelos mais antigos são pouco eficientes no isolamento térmico e, portanto, contribuem para um consumo mais alto de energia.

Substituir as janelas do seu imóvel requer sempre um investimento mais elevado, mas é uma melhoria que os compradores valorizam bastante e pode até ser o fator determinante quando têm outras opções em cima da mesa.

Se está indeciso quanto à substituição das janelas, aconselhe-se junto dos nossos especialistas no mercado imobiliário – eles vão ajudá-lo a tomar a decisão mais adequada ao seu caso.

 

Renovar elementos da cozinha e da casa de banho

Sem dúvida, a cozinha é das divisões de uma casa que mais atenção obtém, sobretudo porque é naquela onde as famílias passam mais tempo e aquela que é a prioridade quando é necessário fazer remodelações.

Tenha em consideração que os potenciais compradores da sua casa vão preferir um imóvel onde não seja necessário investir em obras nem em melhorias significativas. Por isso e se não pretender fazer remodelações integrais, aposte em mudanças que conferem melhorias impactantes tanto à cozinha como às casas de banho:

  • limpeza completa e profunda destas divisões: dos armários por dentro e por fora, das janelas, do chão e dos azulejos, insistindo nas juntas;
  • pintura de paredes e tetos; na casa de banho, pinte as juntas dos azulejos – dá trabalho e pede paciência, mas o resultado final vale bem a pena;
  • restauração dos armários: pinte, troque de puxadores (sobretudo, se estiverem fora de moda ou se apresentarem manchas), arranje as portas e gavetas;
  • executar pequenos arranjos, como tapar orifícios, olear portas, mudar lâmpadas e tomadas elétricas, etc.;
  • reciclar movéis velhos e estragados: concerte-os ou coloque na reciclagem.

Este tipo de melhorias à cozinha e casas de banho é, a par da pintura da casa, a forma mais impactante de aumentar o valor da sua casa sem investir quantias elevadas de dinheiro. Aliás, algumas só necessitam mesmo é do seu tempo e paciência.

 

Pintar as paredes e portas

A pintura das paredes e das portas são  outras das melhorias mais eficazes que poderá fazer, considerando a relação custo e efeito, e porquê? Porque de todas as renovações é a que menos despesa lhe dará, sobretudo se pintar você mesmo, e a que tem maior impacto no aspeto geral da habitação:

  • é uma forma de limpeza e desinfeção da habitação;
  • corrige e disfarça imperfeições, como riscos, marcas de quadros pendurados e manchas da exposição solar, orifícios de pregos, etc.;
  • confere luminosidade à casa, em especial se optar pelas cores neutras branco, cinza e bege, sempre nas tonalidades o mais claro possível;
  • ao conferir mais luminosidade, provoca o efeito de aumentar os espaços e a casa vai parecer mais ampla;
  • confere conforto, sobretudo se escolher tons claros de temperaturas quentes (com menor percentagem ou sem pigmento azul);
  • é uma melhoria de execução simples e rápida, é uma questão de aplicar as tintas e esperar que sequem.

 

A pintura das portas poderá mais dispendiosa do que as das paredes, bem como de execução mais difícil e mais demorada, mas ainda assim vale a pena se apresentarem muitas imperfeições. Como alternativa, lavá-las com um produto adequado e não abrasivo faz milagres.

Se a sua casa for uma moradia e, se ao longo do tempo em que aí vive, não tiver investido na manutenção dos revestimentos exteriores, então, o melhor é aconselhar-se com um dos nossos especialistas para encontrar a solução ideal para vender o seu imóvel ao melhor preço. No caso de ser conveniente fazer obras e necessitar de recorrer a financiamento, um dos gestores SI Crédito vai acompanhá-lo no processo.

 

Decorar o espaço exterior da moradia

Se a sua casa é uma moradia e tem espaços exteriores como jardins, pátios ou até piscinas, então, a dica é a de investir em móveis de exterior, como uma mesa de refeições e cadeiras, espreguiçadeiras, cadeirões e almofadas decorativas. Pode também instalar um deck, que vai chamar de imediato a atenção de potenciais compradores. O objetivo é tornar estes espaços confortáveis e convidativos, que apelam ao convívio e onde apetece estar. E a dica aplica-se também a apartamentos com terraços ou varandas.

Desde a pandemia que se registou um aumento da procura de moradias e apartamentos com terraços, por isso, não descure estes espaços exteriores e decore-os para aumentar o valor do seu imóvel.

 

Estas são algumas dicas para valorizar a sua casa, mas há mais que pode fazer para aumentar o valor da sua moradia ou apartamento no mercado de compra, venda e arrendamento de imóveis, e os nossos peritos em home staging terão todo o gosto em aconselhá-lo. Não espere mais e fale já connosco, somos especialistas em soluções imobiliárias.

 

 

Imagens © Direitos reservados